domingo, 26 de maio de 2013

O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE À RESPONSABILIDADE CRIMINAL - DA IMPERÍCIA A EUTANÁSIA.



III Jornada de enfermagem da UNIVERSIDADE DE UBERABA.

Na Palestra do dia 28 de maio, estive discutindo com alunos da Universidade de Uberaba, sobre a responsabilidade penal do profissional de saúde.

No evento discutimos as instituições de controle penal e  a sociedade brasileira. Atentamos para a eutanásia, ortotanásia e distanásia. 

Outro ponto relevante foi a posição de garante assumida por enfermeiros e cuidadores, o conceito de culpa e dolo e os crimes mais comuns à carreira de enfermeiro.

Outro ponto principal da palestra foi a discussão da mistanásia. 

Neste aspecto atentamos sobre a "eutanásia social”. Considerando a mistanásia como a morte social. A omissão do Estado nas políticas públicas de saúde.

Fruto de nossa cultura de exclusão, rotulação e estigmatização de sujeitos. De nossa cultura de privilégios a determinadas classes e a perpetuação da estratificação social.

Grande parte da população, pobre (excluída social, politica e economicamente) não tem acesso às políticas públicas de saúde, e não chegam a ser pacientes, pois nem mesmo ingressa efetivamente no sistema de atendimento médico ou quando efetivam o direito a saúde são vítimas de mal atendimento, de erros médicos ou omissão.

Para saber mais sobre a palestra disponibilizo meus slides

No link: