sexta-feira, 4 de maio de 2018

THANOS É UM PSICOPATA?

VINGADORES GUERRA INFINITA



[possível SPOILER]

THANOS (aqui falaremos apenas de sua representação no universo Marvel e não no intricado mundo dos quadrinhos) é um ser híbrido que apresenta imensos poderes mesmo sem a (já) famosa Manopla do infinito. Chamado por alguns de Titã louco foi criado em 1973. 

Muitos nestes últimos dias se referiram ao personagem como o maior piscopata já apresentado neste universo de super heróis. 
No entanto, o complexo personagem apresentado não parece padecer de psicopatia. E isso não faz dele uma pessoa menos nociva. Pelo contrário, Thanos parece um "homem" de ambições bem características e comuns. (Seu prazer não se edifica por quebrar as regras).

Em nenhum momento parece compreender que existam falhas em suas justificativas. O Titã parte de um artifício característico e antigo pautado no velho determinismo (Stuart Mill) e explicitado dilema do trem (onde posso matar alguém se for para salvar várias outras-Joshua Greene). Ou seja, a moral está na consequência do seu ato (e não no ato em si).

Essa parábola é bem representada pelo antagonista que repete a todo momento a explicação que matará metade da população (universal) simplesmente porque acredita que a fome e a miséria são fatores matemáticos e lineares e acabarão (ele desconsidera, por exemplo, que a miséria também é fruto de um desequilíbrio no sistema econômico).

O personagem do filme demonstra sentimentos antagônicos como o amor pela filha e também o sentimento de dever cumprido depois que vê seu plano concretizado (será?!?).

Thanos é, sem dúvida, um megalomaníaco apaixonado pelo poder, mas um personagem complexo. Entretanto, o que o deixa incontrolável é o fato dele parecer se colocar como um messiânico Salvador, como o mal injusto, mas necessário, às vezes como um mártir.

E mártir não tem porque hesitar...porque parar....

Para aqueles que os fins justificam os meios, as vidas sacrificadas são meros objetos em uma conta simplista matemática. 
Parece estranho, mas hoje muitos, no fundo, pensam como o Thanos.