sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO PÓS ELEITORAL

Carta aberta a todos os amigos


Esperei calmamente o deslinde das eleições para me manifestar a respeito deste, infeliz, pleito que conduzimos nos últimos meses.

Durante as eleições não mandei e-mail para nenhum de vocês, nem menosprezei a inteligência de quem iria se decidir por um ou outro candidato.

Vivo em um Brasil que gosto, que verdadeiramente amo, sem demagogias e sem falso moralismo, e por isso respeitei o Direito de escolha de todos.

Iria torcer para dar certo, independente da cor da chapa que ganhasse....

Os eleitores de Dilma foram taxados, de ignorantes, burros, incapazes e inábeis, dentre outros adjetivos pejorativos que estigmatizaram uma parcela da população que já está acostumada à rotulação desde a colonização branca.

.... E-mails ferozes alguns tristemente rancorosos....

Talvez residiu nisto o erro dos “democratas”...

O menosprezo pelo eleitorado da Dilma não conduziu a vitória do Serra e seus iluminados e escolhidos.

As chacotas e estigmatizações, as quais foram submetidos os eleitores de Dilma, não me fizeram repensar meu voto em nenhum momento, talvez se o tratamento fosse de respeito, construiríamos uma melhor democracia juntos;

Eu não sou tão pretensioso para me intitular “do bem”, mas será que por isso sou do mal?

A vida meus grandes amigos não se resume em um simplório dualismo bem X mal;

Esta eleição foi polarizada entre cristãos e pagãos, mal versus bem, corruptos X honestos, cultos(ou seria cults) X ignorantes, iluminados X cegos

Que pena que eu estou sempre do lado errado... Que pena....

Muito se falou de corrupção, sobre moralismo, sobre “valores” e comportamento ético....

Desculpem amigos mas, por vezes, soa risível essa discussão e este estandarte burguês levantado,

Escutei sobre valores e corrupção de pessoas que ultrapassam limites de velocidade, desobedecem à lei e colocam em risco a sociedade, pessoas que estacionam em frente a rampas de acesso, pessoas que falam no celular enquanto dirigem, fazem gato de TV a cabo, registram seus bens com valor menor para escapar do IR, compram produtos piratas, falsificam carteira de estudante, pagam pequenos mimos a superiores, desperdiçam comida etc.

Tudo isso, meus amigos, é corrupção, o que muda é a proporção do desvio. A índole é a mesma, o resto se resume em possibilidade e oportunidade.

Não levanto a bandeira da segregação e preconceito. Não acredito que o PSDB e o DEM sejam mais corruptos que o PT, embora estes partidos lideram o ranking de políticos com os mandatos cassados por corrupção desde 2000 (apenas o DEM tem 69 políticos cassados desde 2000);

Acho que a corrupção é generalizada e não é prerrogativa de um ou outro partido.

O que não posso concordar é com o falso moralismo de alguns que se intitulam paladinos da moral;

Infelizmente sou muito roto e incompleto para me intitular baluarte da moralidade;

Sobre a batida frase cada país tem o governante que merece,(rs) talvez eu não concorde, pois se assim fosse o povo Brasileiro tão ignorante e bronco não merecia o governo de um iluminado, sociólogo e virtuoso ser humano entre 94 e 2002 ?!?;

Aos amantes “democratas” que argumentam que o continuísmo no governo é nocivo e o uso da máquina nas eleições é indigno, lembro que São Paulo está entregue aos “democratas” PSDB/DEM há quase duas décadas!!!!!!!??????

Enfim.....

Vou torcer para que o governo vá bem, vou torcer para que o PSDB e o DEM se fortaleçam e construam um nome mais democrático e forte para 2014, e ofereça a Dilma uma oposição democrática e necessária para a construção do processo político;

Torço para que a alta corrupção no governo diminua, assim como torço para que DEM e PSDB saiam do topo da indigitada lista de corrupção;

Torço para que alguns amigos que me mandaram e-mails nestes meses, troquem os textos de Jabor(!!), revista Veja, e a entrevistas de Jô soares pela leitura de Adorno, Marcuse, Alexy e revistas de cunho realmente jornalístico; E ao invés de assistirem só tropa de elite e os filmes do Daniel Filho, assistam também os filmes de Nelson Pereira do Santos, Glauber Rocha ou os documentários de Jorge Furtado que mostram um Brasil sem pseudo-heróis, mais real e menos fantasioso que o Brasil da elite.

Ao invés de acharem que facebook, twitter e outras redes sociais são palco de campanha, venham para rua, saiam da tranqüilidade do ar condicionado e do conforto da digitação.

Por fim vou ficar esperando que estes que me mandaram e-mails estejam dispostos a visitar os presídios que eu visitei, a conversar e trabalhar em prol do Direito penitenciário, ou se prontifiquem a estar todo sábado às 6 da manhã nas campanhas dos centros religiosos em Uberaba (como muitos aqui o fazem), que façam parte de campanhas como os amigos da escola, ou que tirem uma hora por dia para o bem do próximo, que já tenham se doado, que estejam fazendo o máximo pelo país.

Venham para a rua...

Enfim

O governo é só uma peça, a engrenagem somos nós.

A alienação, o menosprezo e o preconceito são piores que a corrupção,

PS: Sou graduado e estou doutorando, não me senti diminuído por ser governado por alguém que não tinha o mesmo currículo, afinal de contas formar e estudar no Brasil e mais uma questão de dinheiro e oportunidade do que de intelecto.

Abraços fraternos a todos;

E fique em paz, independente da religião que pratiquem ou se são do bem ou do mal.
.