COLE PELOS MOTIVOS CERTOS
E
MANUAL DO BOM COLADOR
Fui
colocado frente a uma discussão sobre cola nas provas de meus alunos* de
Direito. Optei por não opinar diretamente, para não constranger tais estudantes
a emitirem suas valiosas contribuições ao tema.
No
entanto, como percebi que o assunto gerou muita polêmica e inafastavelmente se
direcionou para um lado ideológico, me senti obrigado a emitir a minha opinião
neste pequeno texto.
Uma
das coisas que mais de me deixou preocupado, nas opiniões emitidas por meus
alunos, foi o direcionamento do tema para argumentos como solidariedade e soberba.
Melhor seria se o assunto tivesse ido para o lado da ética e das instituições e formas de controle.
Sinto
dizer aos defensores da cola – como instrumento de solidariedade – que colar em
uma avaliação pode demonstrar várias questões ideológicas, das quais a solidariedade não está entre elas. Já a cordialidade -no sentido Buarquiano- sim!
Acredito
que podemos tratar o assunto em forma de eixos
O primeiro destes eixos se estabelece na palavra RESPONSABILIDADE:
Ou principalmente na falta dela.
Hoje
vivenciamos uma crise na responsabilização pessoal, e a cola nada mais é que a
dificuldade do sujeito se responsabilizar frente a sua vivência e seus atos.
Atualmente
fazemos tudo para fugir de uma lei aterradora que se chama causa X
consequência. Ou seja, eu não estudo, não me esforço e na hora da avaliação eu
me apego na solidariedade e compaixão alheia.
Vivemos
em uma sociedade onde não há responsabilização. Isto fica latente em frases do
tipo: Professor o senhor meu “deu”
seis faltas este semestre. Professor o senhor me “deu” nota baixa.
No
colégio tal comportamento já é preocupante, já na Universidade, onde supomos
todos adultos, tal comportamento é INACEITÁVEL.
O
sujeito deve se colocar maduramente frente aos seus resultados. Sejam eles bons
ou ruins.
Fugir
dos maus resultados parece hoje ser a tônica da maioria das pessoas. Procurar desculpas ou bodes expiatórios
Isto
demonstra uma dificuldade em lidar com a realidade tal qual se apresenta. Afinal, se eu não sei a resposta, que
problema de sair mal em uma prova?
O comportamento
ético nos levaria a uma simples resposta: não há problema em sair mal em uma prova e vou me responsabilizar por isso.
O
segundo eixo de discussão é a SOLIDARIEDADE
Como
eu disse não há como falarmos em solidariedade nos atos de cola e estelionato intelectual.
Como também não podemos falar em solidariedade no ato de se oferecer esmolas a
outrem.
O
ato de oferecer pedinchas e esmolas a outrem, mostra mais uma satisfação
pessoal de quem oferece do que necessariamente aplaca a falta de quem pede.
É um recurso utilizado por quem não quer profundamente que a situação mude de maneira relevante. Aceita a situação e satisfaz sua consciência e moral.
Buarque
de Holanda há muito já citava o homem cordial brasileiro, que definitivamente
não é o homem gentil, mas sim aquele que coloca a emoção acima da razão, confunde o certo
e o errado, assim como o privado e o público, por fim, tal homem desmerece a
ética e isso definitivamente não é bom.
O respeito
se dá pelo oferecimento de oportunidades, pelo tratamento igualitário, pela
responsabilização e consideração do outro. Não por esmolas.
Ao
oferecer a cola, o sujeito ofertante participa de um rito onde se posiciona em
lugar verticalmente superior. E quem aceita se coloca em posição servil.
Esta
situação, repito, satisfaz mais quem oferece a cola.
Ou
seja, falar em solidariedade em relação à cola e plágio é um argumento banal, barato
e falacioso.
Este
tipo de solidariedade alimenta a já citada crise de responsabilidade.
O
terceiro eixo se faz pelo PATERNALISMO.
O
paternalismo se coloca na junção entre a falta de responsabilidade e a
cordialidade Buarquiana.
Muitos
alunos anseiam do professor um comportamento complacente, benévolo, suave.
Esperam condutas de auxílio e solidariedade paternais. Esperam o mesmo dos
colegas. E por fim acabam por esperar isto da vida.
No
entanto o papel do professor deve ser despertar o sujeito de direitos e deveres
que adormece no aluno, o dever do professor é provocá-lo, o dever do professor
é colocar mais dúvidas do que respostas na cabeça de seu aluno.
Não acredito na educação, acredito na
instigação.
Aluno,
não deve aceitar que alguém "passe a mão em sua cabeça". Pois para isso acontecer
ele deve estar em posição servil frente ao outro. E sua posição, pelo contrário, é de equilíbrio com o professor.
O
quarto eixo se dá pela HUMILDADE.
A docência é um exercício de humildade.
No
entanto a discência também é.
E definitivamente
fraudar uma prova, demonstra uma dificuldade em aceitar que às vezes, simplesmente, podemos não ter a resposta.
O quinto
eixo é o FETICHE
Aqui
falo apenas do grande fetiche por notas que vários alunos insistem em ter e
muitos professores fazem o favor de estimular.
Não
acredito em uma docência de resultado, mas sim em uma docência de aprendizado.
A
relação professor-aluno e aluno-aluno deve se pautar na busca crítica de
conhecimento, nos questionamentos, nos avanços de ambas as partes. Na aquisição
de novas perspectivas e novos matizes intelectuais.
Uma
nota é uma aferição bem medíocre do que representa o convívio acadêmico.
As
notas não podem e não devem ser supervalorizadas. Aqui cabe, também, ao professor
dessacralizar as notas para os alunos. Assim como conscientizar que as
avaliações são feitas exclusivamente para servir e instrumentalizar os alunos e não para os professores e
instituição.
O
aluno deve se afastar dessa necessidade infértil de notas altas, e começar a
ver as avaliações como um ponto de interseção entre o que ele viu, e o que o
professor tentou mostrar.
Caso
a avaliação seja ruim, isso demonstra que os dois sujeitos da relação
educacional erraram.
Caso
a prova seja fraudada o aluno nunca se responsabilizará por suas notas e o
professor nunca se responsabilizará por suas aulas e sua didática.
A
prova nada mais é que um instrumento que deve ser utilizado e esgotado pelo
aluno e não pelo professor. É neste momento que ele pode verificar suas dúvidas
e imprecisões. Sugar todas as possibilidades que a instituição de ensino lhe
oferece.
* ps: Apenas como recurso estilístico, utilizamos a palavra "aluno" neste texto. Afinal não podemos concordar com o significado de tal palavra. Pelo contrário, acreditamos que os discentes são a verdadeira fonte de luz no convívio acadêmico. E que não há aprendizado que não parte de uma relação igualitária entre professores e estudantes.
MAS ENTÃO, QUAIS SERIAM OS
MOTIVOS CERTOS PARA COLAR?
Caros alunos,
Colem por que não
acreditam no controle;
Colem por que é
necessário sempre subverter;
Colem por que toda
ordem deve ser questionada;
Colem para questionar
a suposta posição privilegiada do professor;
Colem por discordar
dos termos estabelecidos;
Colem por que a prova
foi medíocre frente aos seus conhecimentos.
Cole sempre por que sabe mais.
Mas nunca, por favor, cole por que sabe menos.
ps: por fim colem, mas não
desrespeitem o professor, sejam inteligentes e astutos.
Para ajudar DICAS AO bom
colador:
- 1º Chegue na sala demonstrando sabedoria, principalmente frente ao professor, afirme que sabe a matéria e demonstre tranquilidade.
- 2º Diferentemente que muitos pensam, escolha um lugar na sala que te deixa a vontade, mas não te deixe escondido.
- 3º Caso você decidir sentar atrás daquele amigo com uma vasta cabeleira, assim que o professor perceber não te deixará em paz e seu esquema de cola vai para o espaço.
- 4º Definitivamente não fique olhando o professor, nós sabemos que você não está nos admirando. Repito fique tranquilo, confie mais em sua audição, haja naturalmente, e olhos de tigre....
- 5º Caso você for mulher, e o professor for homem, por favor, não vá com roupa provocante no dia da prova. (isso não funciona). Pelo contrário, você pode ter o olhar do professor direcionado para você durante toda a prova e isso dificultará seu “esqueminha” de cola.
- 6º A cola é uma prática de paciência. Não se desespere para colar quando seus amigos começam a entregar a prova. Não se engane é neste momento que o professor fica mais atento ao restante da sala.
- 7º Se for utilizar papel para colar, procure um papel semelhante ao utilizado pelo professor em suas provas. Nunca utilize papel com desenhos do puf, pumba etc....
- 8º Misture o papel junto da prova, vai por mim, é melhor.
- 9º Não se esqueça o professor já foi aluno, e talvez ele tenha sido pior que você. Portanto não imagine que está o enganando, mas tenha em mente que se fizer o seu melhor, ele não lhe incomodará.
- 10º Caso colar na mão, por favor, não me cumprimente no final ou me de um tchauzinho com as mãos.
- 11° Caso o professor chegar perto de você, não mude bruscamente de posição.
- 12º Se não tiver outra alternativa: engula a cola, afinal celulose não é tão ruim assim. Portanto pense antes de escolher colar na borracha ou em papel.
- 13º Caso vá utilizar o celular, favor colocá-lo no silencioso para não ser surpreendido no momento da consumação do ato.
- 14º Não apoie a mão na testa e se debruce sobre a prova para tentar olhar a prova do lado, muito tempo nesta posição o professor pode achar que você é o Chico Xavier.
- 15º Criem códigos entre vocês alunos. Um pergunta ingênua ao professor pode ter outro significado para a turma.
- 16º Caso o professor deixe utilizar rascunho, leve um folha já preenchida com suas “lembranças”.
- 17º Nunca vá entregar a prova com a cola na mão, paciência tem limite.
- 18º Por fim, cole por esporte, nunca por que não sabe. Estude!