quarta-feira, 1 de novembro de 2017

FILMES E SÉRIES - DICA CRIMINOLÓGICA DA SEMANA


NARCOS - (SÉRIE - 3 TEMPORADAS - DIR. José Padilha)



SINOPSE

A série é ambientada na Colômbia entre o final da década de 1970 e o final dos anos 1990. Conta a história da expansão da política proibicionista americana e o auge da propagação da cocaína nos Estados Unidos e demais países do mundo. O foco da primeira e segunda temporada é o emblemático cartel de Medellin e na terceira temporada prioriza-se o organizado cartel de Calli. 

PORQUE ASSISTIR?

Leis 
Sociedade criminógena
Proibicionismo
Guerra às Drogas
Comportamento violento
Política
Geopolítica
Teoria Crítica
Sociopatia
Crítica à teoria da defesa social  


Do ponto de vista criminológico a série nos remete a dezenas de reflexões a respeito das leis, da sociedade e também do comportamento violento específico. 
Primeiramente é importante que o telespectador veja como foi o impacto da política de drogas americana no resto do mundo e em particular na América do Sul. A forma como o Governo Nixon, Ford, Carter e Reagan disseminaram o proibicionismo e acabaram por fomentar a demonização de determinadas substâncias gerando uma guerra desenfreada com repercussões até os dias atuais.
A questão da regulamentação de drogas ilícitas é atual, mas impossível discutir tal tema sem entender todas as implicações geopolíticas que a proibição gerou nas últimas décadas e como a ingerência americana nos países latinos era abrangente ou mesmo ilimitada.
Outro ponto é perceber que os personagens envolvidos nessa batalha acabam por matar muito mais do que qualquer substância que visam combater ou vender.
Na perspectiva social é importante notar como a figura de Pablo Escobar é totalmente dúbia e de difícil caracterização. Pois, ao mesmo tempo que é um criminoso frio, sádico e cruel ele é amado por parte do povo e tem um contato afetuoso com família e amigos.
Ele definitivamente não cumpre o papel de vilão estigmatizado e totalmente unilateral. Sua complexidade põe por terra o dualismo bem x mal. 
A figura de um salvador do povo representada por Pablo merece destaque também para se compreender qual era a situação econômica e social da Colômbia na época.
A ausência do Estado fomenta o aparecimento do narcotraficante de Medellin. O tráfico acaba se tornando um Estado totalmente paralelo, exatamente aproveitando-se das fragilidades que as autoridades colombianas apresentavam.
No aspecto do comportamento violento podemos perceber uma total desumanização dos inimigos e principalmente o utilitarismo (o fim justificam os meios) nas ações dos dois lados da guerra. 
O desapreço pela vida é demonstrado não só por Pablo como também por parte de quem o caça (los pepes, por exemplo).
O comportamento violento de Escobar tem seu ápice com atos de extrema violência como a explosão de aviões - o que criaria a expressão NARCOTERRORISTA.
No entanto, aqueles que o caçaram também promoveram em menor escala um banho de sangue por toda a Colômbia.


A terceira temporada com foco no Cartel de Calli nos oferece um panorama geral e imprescindível para se entender como a guerra às drogas e a política estão nefralgicamente interligadas e se alimentam mutuamente.
A série Narcos, portanto, acaba por nos oferecer uma visão abrangente do problema das drogas em seu viés histórico, mas contribui também para deixar claro que décadas depois os problemas são muito semelhantes

Assistam!